O Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em conjunto com Serviço de Cirurgia Cardiovascular Minimamente Invasiva de Goiânia, chefiado pelo especialista e professor Rodrigo Ribeiro de Souza, publicou na Innovations: Technology and Techniques in Cardiothoracic and Vascular Surgery, revista oficial da ISMICS (The International Society for Minimally Invasive Cardiothoracic Surgery), o artigo intitulado: Conventional Versus Minimally Invasive Aortic Valve Replacement Surgery: A Systematic Review, Meta-Analysis, and Meta-Regression. O estudo é fruto da parceria, com a finalidade de trazer excelência ao serviço disponibilizado e melhores técnicas cirúrgicas para o atendimento dos pacientes.
O objetivo da pesquisa foi avaliar os potenciais benefícios da substituição valvar aórtica minimamente invasiva (MIAVR) em comparação com a substituição valvar aórtica convencional (CAVR), realizada por meio da revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados contemporâneos, incluindo 13 estudos e 1.303 pacientes. Os autores concluíram que a MIAVR parece ser uma excelente alternativa à técnica convencional, reduzindo significativamente o tempo de internação hospitalar pós-operatória e a incidência de eventos hemorrágicos.
Embora tenha sido encontrado evidências de tempos de clampeamento aórtico e de circulação extracorpórea significativamente maiores com MIAVR, isso não foi traduzido em efeitos adversos maiores, sem alterações nos resultados já encontrados com a cirurgia convencional. Até agora, as evidências da literatura sustentam que a MIAVR tem resultados, no mínimo, comparáveis às técnicas convencionais.
"Agradecemos o apoio do Hospital Nossa Senhora da Conceição e da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), que forneceram auxílio fundamental para a realização desse trabalho de aprendizado e estudo", destacou a cirurgiã cardiovascular do HNSC Adriana Silveira de Almeida, uma das autoras do estudo.