O Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública (MMOuP), desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU), é um instrumento obrigatório no âmbito do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal (SisOuv), do qual a Ouvidoria do Grupo Hospitalar Conceição faz parte. Foi estabelecido pela Ação CGU 37 do "Plano Anticorrupção: Diagnóstico e Ações do Governo Federal", que foi elaborado pelo Comitê Interministerial de Combate à Corrupção (CICC).
O MMOuP funciona como um autodiagnóstico da unidade de ouvidoria com o objetivo de proporcionar a reflexão conjunta sobre as características das unidades e as oportunidades de aperfeiçoamento. O processo de implantação consiste em preenchimento e envio de formulário de autodiagnóstico para a CGU por meio do sistema e-Aud, elaboração de plano de ação e cumprimento das metas estabelecidas.
Os requisitos de maturidade a serem avaliados são: Dimensão Estruturante (Institucionalidade, Capacidades e Garantias da Equipe, Capacidades e Garantias do Titular, Planejamento e Gestão Eficiente, Infraestrutura e Acessibilidade); Dimensão Essencial (Governança de Serviços, Transparência e Prestação de Contas, Processos Essenciais,
Gestão Estratégica de Informações) e Dimensão Prospectiva (Busca Ativa de Informações, Conselho de Usuários e Articulação Interinstitucional).
Para acessar o Plano de Ação da Ouvidoria do GHC, clique aqui.