Grupo Hospitalar Conceição
Atendimento em Emergência

A emergncia do Hospital Cristo Redentor conhecida como o Pronto-Socorro da Zona Norte de Porto Alegre e atende somente pelo SUS. Presta atendimento imediato de ateno a traumas, conforme classificao de risco, que preconizar o tempo de espera para cada atendimento. Atende vtimas de acidentes de trnsito, acidentes domsticos, quedas, queimaduras e agresses. O hospital busca responder s polticas pblicas, atuando nos nveis de assistncia de mdia e alta complexidade, sendo referncia estadual nas especialidades de traumatologia e neurocirurgia, com demanda em atendimentos a grandes queimados.

Nosso servio zela pelo conforto, higiene e bem-estar do usurio. A limpeza feita em horrios e frequncias necessrias; possumos climatizao central, sala de espera, salas de atendimento conforme gravidade (todas devidamente identificadas para melhor visualizao do paciente e acompanhante). Alm disso, a emergncia est localizada no andar trreo, possui entrada exclusiva para ambulncia e elevador para deslocamento para os andares superiores, respeitando o direito de acessibilidade do cidado.

Como acessar a Emergncia
Na chegada emergncia, o usurio deve apresentar-se ao balco de pr-cadastro para abertura de ficha de atendimento e logo aps aguardar para ser chamado pela classificao de risco.

Documentos necessrios para atendimento
Carteira de Identidade e/ou Carteira de Habilitao;
Certido de Nascimento para menores de idade;
Carto SUS.

Horrio de funcionamento
Presta atendimento 24 horas por dia

Contato: (51) 3357-4130
Localizao: Rua Domingos Rubbo, n 20, andar trreo

Prioridade no atendimento
Todos os usurios que chegam Emergncia passam por uma classificao de risco, com base no Protocolo de Manchester, realizada por um enfermeiro classificador. O protocolo define, a partir de critrios pr-estabelecidos, a prioridade de atendimento pela gravidade de cada usurio. Em situaes que no caracterizem emergncia, ou seja, que no exigem atendimento imediato, ou urgncias com fluxos no prioritrios, os usurios podem ser orientados a procurar as Unidades Bsicas de Sade ou Unidades de Pronto Atendimento de sua regio. Cada paciente passa por um enfermeiro classificador e, de acordo com sua queixa e gravidade, recebe uma pulseira com indicativo de cores. A cor determina o tempo de espera mximo de espera para atendimento mdico:

Previso de tempo de espera para o atendimento
Vermelho: atendimento imediato;
Laranja: atendimento em at 10 minutos;
Amarelo: atendimento em at 60 minutos;
Verde: atendimento em at 120 minutos;
Azul: atendimento em at 240 minutos.
Escala de tempo preconizados pelo Protocolo de Manchester e podem sofrer alteraes para mais ou para menos conforme demanda do servio.

Previso do prazo mximo para a prestao do servio
O usurio que est em atendimento no Servio de Emergncia realiza todos os exames prioritrios de forma imediata, de acordo com a sua gravidade (inclusive exames de imagem). Quanto aos exames laboratoriais e radiolgicos, necessrio aguardar a liberao dos resultados via Sistema de Informaes do GHC, que toma de 4 a 6 horas. So excees exames que fazem parte de protocolos vinculados Linha do AVC e infarto, que exigem tempo de resposta pr-definidos.

Informaes aos pacientes internados e familiares
O tratamento dispensado na emergncia est focado na estabilizao clnica do paciente, prestado por equipe multiprofissional, com encaminhamento de acordo com os desfechos como alta, com ou sem continuidade de tratamento em outro local, internao em leito no prprio hospital, encaminhamento ao Bloco Cirrgico, UTI ou transferncia para outra instituio.

Todo usurio internado na emergncia avaliado diariamente pela equipe multidisciplinar, cabendo ao profissional mdico transmitir as informaes a ele bem como a seus familiares, conforme rotina de cada especialidade. As informaes acerca dos pacientes em observao na emergncia sero fornecidas pelo plantonista de cada especialidade (evoluo, resultados de exames, hipteses diagnsticas, entre outros).

Horrios de Visitas
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Outras informaes importantes
Nas situaes em que o sistema informatizado se torna indisponvel, procedemos com o atendimento em boletim manual, nos casos em que so identificados riscos elevados, o usurio encaminhado imediatamente para o atendimento mdico, que prescrever as condutas necessrias (procedimento de urgncia, medicamentos, etc.) tambm de forma manual, at o retorno do sistema. Aos pacientes, classificados com menor gravidade, so distribudas senhas de atendimento, de acordo com a chegada ao servio, para atualizao do atendimento aps retorno do servio informatizado.

Mecanismos de comunicao com o usurio
Caso o cidado precise de informaes poder recorrer ao guich de atendimento ou diretamente com integrantes da equipe da Emergncia. O local tambm possui cartazes informativos e conta com uma caixa de manifestao do servio de Ouvidoria do GHC.

Caso queira se manifestar sobre o servio prestado
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Fluxograma do Servio