Grupo Hospitalar Conceição
Unidades Básicas de Saúde

I. Forma de prestação do serviço
As doze Unidades de Saúde prestam atendimento através de equipes multidisciplinares, compostas por: médicos de família e comunidade, dentistas, farmacêuticos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais – e residentes das referidas áreas - agentes comunitários de saúde, auxiliares administrativos, auxiliares de higienização, técnicos de enfermagem, técnicos de higiene bucal e vigilantes. Conta-se com o apoio matricial dos profissionais da nutrição, farmácia, psiquiatria e terapia ocupacional. A atenção à saúde da população dá-se priorizando o fácil acesso às ações e serviços de saúde, valorizando o vínculo entre profissionais e usuários, o cuidado integral e coordenado, a abordagem familiar, onde médico de família e equipe de saúde prestam atendimentos na unidade de saúde ou em casa, e quando necessário é realizada internação domiciliar. Algumas condições de saúde muito freqüentes estão organizadas em programas de saúde, entre elas: Imunizações, Atenção às pessoas com Hipertensão, Diabetes, Asma, Tuberculose, HIV/Sífilis/Hepatites Virais, Saúde do Idoso, Saúde da Gestante, Saúde da Criança, Saúde da Mulher e Saúde Bucal. Os serviços são prestados diretamente na unidade de saúde e/ou em visita domiciliar onde as pessoas são acolhidas e avaliadas para suas necessidades de forma integral.

Estão sendo ampliadas e/ou implementadas Práticas Integrativas e Complementares tais como Reiki, Meditação, Auriculoterapia, Acupuntura e Ayurveda, com atendimentos individuais e coletivos distintos, em algumas unidades do SSC.

Nas Unidades de Saúde do Serviço de Saúde Comunitária é confeccionado o cartão SUS.

II. Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço
Ser morador da área de abrangência da Unidade de Saúde. Pra saber qual a unidade de referência, acessar: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=828. A solicitação de abertura de prontuário pode ser feita através do agente comunitário de saúde ou diretamente na Unidade. Os requisitos e documentos necessários para acessar os serviços são: comprovante de residência e documento de identidade com CPF de cada integrante da família/domicílio.

III. Etapas para o processamento do serviço
Para o atendimento, as consultas poderão ser agendadas conforme agenda da Unidade de Saúde, ou as pessoas que solicitarem atendimento imediato serão avaliadas pelas equipes de Acolhimento e encaminhadas e/ou orientadas, de acordo com riscos e necessidades individuais. As atividades coletivas acontecem conforme cronograma de cada serviço.

IV. Prazo para prestação dos serviços
» Visita domiciliar: conforme cronograma de cada equipe, de 7 a 10 dias.
» Abertura de Prontuário da família/individual: até 7 dias após a solicitação
» Procedimentos de enfermagem: ocorrem diariamente conforme demanda.
» Consultas do dia, eventos agudos ou agudização de situações crônicas: são realizadas diariamente
» Consultas programadas: preferencialmente em curtos prazos, até 3 meses
» Receitas médicas (renovação): de 3 a 7 dias após a solicitação
Consulta com especialista (referência e contra-referência): depende do GERCON e da demanda para cada especialidade. Lista de espera sob gestão da SMS/POA. A marcação é realizada através do sistema AGHOS, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS). O tempo de espera depende do número de consultas disponibilizado pela SMS.

V. Tempo de espera para atendimento
Acolhimento, procedimentos de enfermagem, consulta agendada, consulta do dia: o tempo de espera para o atendimento pode variar conforme o número de pessoas que buscam o serviço a cada turno, o procedimento a ser realizado e o risco à saúde da pessoa quando solicita atendimento (gravidade do caso). No entanto, todos os usuários receberão na UBS orientações e/ou respostas às suas demandas. Nenhum usuário deve sair da Unidade de Saúde sem orientação e/ou resposta à sua demanda de saúde. Em casos de urgências/emergência o acesso é imediato, conforme a gravidade.

VI. Formas e mecanismos de comunicação com o solicitante do serviço
Os usuários podem entrar em contato com sua Unidade de Saúde de forma presencial na recepção da Unidade de Saúde ou através dos agentes comunitários de saúde, como também pelo telefone, site do GHC ou WhatsApp.

VIII. Formas e mecanismos de comunicação com o usuário
As equipes das Unidades de Saúde poderão entrar em contato com o usuário a partir de contato telefônico, WhatsApp ou visitas domiciliares realizadas por Agentes Comunitários de saúde e/ou outro profissional da equipe. As comunicações referentes às ações e procedimentos dos serviços ocorrem por meio de cartazes, cartilha do usuário, mural na recepção, no ambiente de acolhimento, em reuniões do Conselho Local de Saúde; na sala de espera; em atividades de educação em saúde; visitas domiciliares e pelas redes sociais.

IX. Mecanismo de consulta, por parte dos usuários, acerca das etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do serviço solicitado, inclusive estimativa de prazos.
Informações poderão ser efetivadas na recepção da unidade de saúde (presencialmente, por WhatsApp ou telefone) através do Conselho Local de Saúde.

X. Tratamento dispensado aos usuários quando do atendimento
Em todos os serviços os atendimentos prestados pelas equipes multiprofissionais primam por um cuidado humanizado, centrado na pessoa, visando à integralidade e à equidade da atenção à saúde do indivíduo e sua família na busca da resolução dos seus problemas, de acordo com o PTS estabelecido e pactuado com usuário e cuidadores.

XI. Retirada de medicamentos
As UBS mantêm em estoque para dispensação os medicamentos da lista básica, definida na Relação Municipal de Medicamentos (REMUME), em acordo com as normas do Ministério da Saúde. A lista atualizada pode ser consultada pelo aqui (hiperlink):
http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/sms/usu_doc/remume2020.pdf.
Para retirada dos medicamentos é necessário ter os seguintes documentos em mãos: Documento oficial com foto (RG ou outro); Cartão SUS (de Porto Alegre), receita válida conforme legislação vigente (Instrução Normativa 11/2015 da SMS) e cópia ou 2ª via da receita. Recomenda-se que o usuário confirme com sua UBS o horário de funcionamento da farmácia, pois estes podem variar de acordo com cada local.

XII Elementos básicos para o sistema de sinalização visual das unidades
A identificação de cada um dos serviços prestados está sinalizada, externamente, com símbolos específicos para representar cada uma das redes de atenção ao SUS. Murais e sinalização de entradas e saídas ocupam espaços estratégicos de cada uma das instalações. Todos os profissionais trabalham identificados com crachá institucional. Equipe multiprofissional do Consultório da Rua e Agentes Comunitários utilizam coletes de identificação. Para visitas domiciliares, os profissionais utilizam jaleco de cor branca e veículos com placa de identificação do Grupo Hospitalar Conceição.

XIII. Acessibilidade, limpeza e conforto
Nos serviços de saúde as instalações buscam estar de acordo com as condições sanitárias e de conforto indicadas nas Normas de Segurança e Saúde no Trabalho, com disciplina os preceitos de higiene e de conforto especialmente no que se refere as salas de atendimento e acolhimento, recepção, instalações sanitárias (incluindo banheiro para pessoa com necessidades especiais ou cadeirantes), refeitórios, cozinhas e outros. Há corrimão na escada de entrada e rampa de acesso, bem como disponibilidade de equipamentos inclusivos. Para oferecer conforto, integridade e segurança, estão contemplados: serviço de higienização diário, no mínimo duas vezes ao dia; climatização em todas as salas; bebedouro; informatização em todas as salas; boa iluminação; separação adequada de resíduos.

XIV. Procedimentos alternativos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Os atendimentos são realizados de forma manual (boletins avulsos, retirada de prontuários). Os procedimentos que dependam do sistema informatizado, em caso de indisponibilidade, serão adiados (cartão SUS, alimentação de dados, impressão de exames laboratoriais, digitação dos encaminhamentos de referência e contra-referência). Os agendamentos são manuais em algumas Unidades de Saúde, e eletrônicos em outras, mas o atendimento aos usuários não é interrompido.

Outras Informações Importantes
» O Conselho Local de Saúde (CLS) é o espaço destinado à participação da comunidade para a discussão e construção de alternativas que atendam à saúde dos usuários. As reuniões do CLS ocorrem de acordo com o cronograma estabelecido pela equipe e a comunidade em cada unidade de saúde. Para maiores detalhes, informar-se na recepção das unidades de saúde ou com o seu agente comunitário de saúde.
» Com o objetivo da formação em serviço para qualificar profissionais da saúde para atender às necessidades do SUS, conforme as realidades locais e regionais, todos os serviços da GSC acolhem estudantes dos Programas Residência Médica e Residência Multiprofissional em Saúde que são acompanhados por preceptores, orientadores de campo e pelas equipes de saúde dos cenários de prática dos Programas de Residência.
» De acordo com as diretrizes e o Plano Anual para Formação do GHC, os trabalhadores recebem incentivo e liberações à promoção interna de atividades para formação, nas equipes de trabalho e/ou no incentivo individual para atividades externas conforme a disponibilidade de recursos e hierarquização de prioridades definidas pela Diretoria.

Unidade Hospital Conceição
Endereço: Rua Álvares Cabral, 429, Bairro Cristo Redentor - Porto Alegre – RS, CEP 91.350-250
Contato: (51) 3345.0543 (WhatsApp) / 3341.7557
E-mail: pshnsc@ghc.com.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta feira, das 7h30min às 18h

Unidade Barão de Bagé
Endereço: Rua Araruama, 487, Bairro Vila Jardim - Porto Alegre – RS, CEP 91.330-560
Contato: (51) 3345.1503 (WhatsApp) / 3334.7196
E-mail: psbb@ghc.com.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta feira, das 8h às 18h

Unidade Coinma
Endereço: Rua República do Peru, 380, Bairro Jardim Sabará - Porto Alegre – RS, CEP 91.210 – 190
Contato: (51) 3381.1173 (WhatsApp) /3361.3020
E-mail: pscoinma@ghc.com.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta feira, das 7h às 18h30min

Unidade Costa e Silva
Endereço: Rua Dante Ângelo Pilla, 373, Bairro Costa e Silva - Porto Alegre – RS, CEP 91.150-080
Contato: (51) 3344.1152 (WhatsApp) /3362.2704
E-mail: pscs@ghc.com.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta feira, das 7h30min às 18h

Unidade Divina Providência
Endereço: Av. Saturnino de Britto, 1350, Bairro Vila Jardim - Porto Alegre – RS, CEP 91240–030
Contato: (51) 3338.2275 (WhatsApp) / 3361.3011
E-mail: psdp@ghc.com.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta feira, das 8h às 18h

Unidade Jardim Itú
Endereço: Rua Biscaia, 39, Bairro Jardim Itú - Porto Alegre – RS, CEP 91380–030
Contato: (51) 3348.1288 (WhatsApp) / 3361.1030
E-mail: psji@ghc.com.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta feira, das 8h às 18h30min

Unidade Jardim Leopoldina
Endereço: Rua Orlando Aita, 130, Bairro Jardim Leopoldina - Porto Alegre - RS
CEP 91240–030
Contato: (51) 3345.1360 (WhatsApp)
E-mail: psjl@ghc.com.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta feira, das 8h às 18h

Unidade Nossa Senhora Aparecida
Endereço: Beco José Paris, 235, Bairro Sarandi - Porto Alegre – RS, CEP 91140–310
Contato: (51) 3364 1428 (WhatsApp) / 3362.2160
E-mail: psnsa@ghc.com.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta feira, das 7h às 19h

Unidade Parque dos Maias
Endereço: Rua Francisco Galecki, 165, Bairro Rubem Berta - Porto Alegre – RS, CEP 91170–550
Contato: (51) 3338.0188 (WhatsApp) / 3362.2164
E-mail: pspm@ghc.com.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta feira, das 7h30min às 18h

Unidade Santíssima Trindade
Endereço: Av. Vila Santíssima Trindade, 141, Bairro Santa Rosa de Lima - Porto Alegre – RS, CEP 91160–800
Contato: (51) 3367.1963 (WhatsApp) / 3371.1880
E-mail: psst@ghc.com.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta feira, das 8h às 18h

Unidade Floresta
Endereço: Rua Cons. D´Ávila, 111, Bairro Jardim Floresta - Porto Alegre – RS, CEP 91040–450
Contato: (51) 3362.6727 (WhatsApp) / 3362.6001
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Horário de funcionamento: de segunda a sexta feira, das 8h às 18h

Unidade SESC
Endereço: Rua Ernesto Pellanda, 830, Bairro Vila Jardim - Porto Alegre – RS, CEP 91320 – 220
Contato: (51) 3334.8383 (WhatsApp)/ 3341.2288
E-mail: pssesc@ghc.com.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta feira, das 7h30min às 18h